Farol Psicologia - Lins SP

A Farol Psicologia surgiu da idéia de criar um espaço para expor nosso trabalho como psicólogos e pensadores dos dias de hoje.
O farol é nossa inspiração, como um norteador no mar incerto, na incompletude.
Como psicólogos atuamos com as palavras, muitas vezes com o inacessível, e para isso buscamos na psicanálise, na psicologia, nas artes, na poesia, e outras "ciências" respostas, e por que não, mais perguntas.
Quem somos?

Mariana Rosa Cavalli Domingues

Psicologa Clínica e Judiciária
Psicóloga pela UEL, Especializada em Clinica Psicanalítica e Mestre em Filosofia pela UFSCar

@marircd

e
Taciano Luiz Coimbra Domingues

Psicólogo Clínico e Judiciário
Psicólogo pela UEL, Especializado em Terapia de Casal e de Família, Especializado em Terapia sexual e Mestre em Psicologia pela UNESP - Assis.


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sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

PANDEMIA, ESCOLA E DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

 



Saudações!! Segue mais um ensaio que escrevi durante uma disciplina do doutorado. Neste relacionamos os temas contidos no título.

                                  

PANDEMIA, ESCOLA E DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

DOMINGUES, Taciano Luiz Coimbra


            Ouvimos um comentário que responsabiliza os professores pelo fechamento das escolas durante a pandemia. O comentário provavelmente estava se referindo as aulas presenciais, uma vez que os professores continuaram suas atividades docentes através do ensino remoto. O comentário expressou culpabilização dos pais e professores pela não ocorrência das aulas presenciais.

O Ministério da Saúde em Nota Informativa Nº 05/2020 – DGVS/SES/MS (BRASIL,2020) publicada em março de 2020 no “inicio da pandemia no Brasil”, descreve uma série de cuidados que devem ser tomados para se evitar o contágio com o Vírus Corona e entre eles o afastamento social. Portanto a suspensão das aulas presenciais vai de acordo com as normas sanitárias e não com a vontade de descanso dos professores.

Podemos compreender que o comentário ecoa duas questões importantes no Brasil, a primeira é a incompreensão do que é uma pandemia, um vírus e como acontece a sua proliferação. A segunda é da desvalorização do principal profissional que trabalha com o conhecimento formal e sua transmissão, ou seja; professor, docente etc.

Carl Sagan em seu livro O mundo assombrado pelos demônios (SAGAN, 2006) descreve como a grande maioria da população ainda não compreendeu a construção do conhecimento científico e seu funcionamento. Essa afirmativa também é verdadeira para profissionais que passaram por formação universitária. Esse autor discorre sobre a preocupação de um retorno ao obscurantismo da Idade Média. Quando Sagan escreveu esse livro 1995, pareceria improvável que 7% dos brasileiros acreditam que a terra é plana em 2019, números constatados pelo Instituto Datafolha (GAIATO, 2020).

Essa pesquisa é apenas um indício da crise que nosso pais passa já alguns anos. O Índice de desenvolvimento da Educação Básica (BRASIL, 2019) em seus resultados em 2019, já estava aquém das suas metas, as quais podemos concordar que são modestas comparadas a outras nações do mundo.

            Outro indicio importante de um “analfabetismo científico” (SAGAN, 2006) fomentado pela crise na educação é o não cumprimento dos protocolos sanitários voltados ao COVID 19, ou o uso abusivo de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento precoce dessa virose.

            Aqui chegamos a nossa segunda questão, uma desvalorização do professor. Essa depreciação aparece na forma de: salários baixos, condições insalubres de trabalho, falta de investimento em capacitação, desatenção à saúde física e mental desse profissional.

Diante das questões aqui discorridas, torna possível compreender que o comentário reflete o desconhecimento de como funciona a ciência e do papel primordial do professor na crise que estamos passando.

 

Referências

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília, DF, 2019. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em 23 abr. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Nota Informativa Nº 05/2020 – DGVS/SES/MS. Brasília,2020. Disponível em:<http://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/NOTA-T%C3%89CNICA-N%C2%BA5_-COVID_19_-18_03_2020.pdf>. Acesso em 07 mai. 2021.

GAIATO, K. Milhões de brasileiros se declararam terraplanistas, diz Datafolha. Tecmundo, 2020. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/ciencia/150626-milhoes-brasileiros-declaram-terraplanistas-diz-datafolha.htm>. Acesso em 07 mai. 2021.

SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios. Rio de Janeiro: Companhia de Bolso, 2006.


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